sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tão rara

Pensei em um milhão de formas de dizer para Neca não desanimar. Mas que pretensão a minha dizer isso a uma pessoa que nos ensina a cada dia o quanto a vida é preciosa. Ela luta há alguns anos contra um câncer. Ela é jovem, tem um marido que a ama, uma filha linda que vai completar 15 anos e um brilho nos olhos que vi em poucas pessoas nesse mundo. Nesses anos de luta, ela sempre sorriu. Não lembro de encontrar a Neca um dia sequer com alguma ruga na testa. Se ela teve, soube administrar com uma sabedoria que jamais minhas palavras saberiam traduzir. Está sempre linda, por dentro e por fora.

Então ontem, quando minha irmã Kiki ligou à noite, pedindo que eu falasse com minha “santinha” para dar ânimo à Neca, eu fiquei pensando. A Kiki sabe que aqui em casa temos um altarzinho repleto, com todos os anjos e santos que integraram nossa corrente pela vida da Sofia. Uma em especial, a Nossa Senhora Desata Nós, estava presente na UTI e pelos corredores do hospital durante a odisséia toda. Nos olhou com firmeza nos momentos mais complicados. Parecia que dizia com o olhar: “Nem pensem em desistir”. Depois da batalha vencida, passou a ser padroeira da ONG que nos engajamos (www.institutoabrace.org.br). Nessa trajetória entre Sofia e a ONG ela já desatou cada nó, que merece o nosso respeito! Por isso então, a Kiki que sabe da história, me ligou ontem pedindo que eu acionasse a santa. Eu disse na hora que já estaria entrando em contato com as “instâncias superiores”.
Fui fazer o jantar e enquanto pensava na vida, seus mistérios e belezas, a Sofia aparece. Ela estava todo tempo no quarto assistindo à Branca de Neve. Daí chegou na cozinha com um anjo na mão, me olhou com aquelas bolitas cor de terra e sentenciou:

- Toma mamãe, é para a gente rezar!

E eu meio tonta perguntei, mas como assim? Quem disse que era para rezar. E ela respondeu com a mesma cara:

- O anjo, ora bolas!

Naquele momento não tive dúvidas de que iríamos rezar. Também tive a certeza de que existe muito mais entre o céu e a terra que possa supor nossa humilde sabedoria ou vã filosofia. Por isso querida Neca, respira fundo e segue firme. Mesmo que não possamos dimensionar tuas dores, conseguimos enxergar tua grandeza, tão rara!

========

Paciência (Lenine)

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não pára...

Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...

O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo
Que lhe falta prá perceber?
Será que temos esse tempo
Prá perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...

7 comentários:

Gabi Mazza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nauro Júnior disse...

Obrigado meu amor por voltar a escrever. Obrigado Kiki por ter nos apresentado a Neca. Obrigado Neca por nos dar tantos exemplos de vida. Beijos nestas mulheres maravilhosas que tenho o privilégio de compartilhar minha vida.

Anônimo disse...

Minha irmã querida muito obrigada pela tuas palavras sempre conseguiste escrever tudo que eu sempre quis dizer (desde a época que eu só assinava os cartões), Tenho o maior orgulho de ter uma amiga como a Neca ela é uma inspiração para minha vida, tenho ela como um exemplo de vida, como eu digo para ela quando eu crescer que ser igual a ela. Força Deus está sempre ao nosso lado.
Beijossss. Amo vocês!!
kiki.

A Familia Aumentou disse...

gente que história linda!
e parece brincadeira.. mas hj quando abri meu msn (antes de ler o blog) coloquei a frase: a vida é tão rara...
e é mesmo!
bjs familia linda.. bj na amiga

Anônimo disse...

Gabi querida, lindas e verdadeiras palavras que emocionam a todos.
Agradeço o privilégio de estar compartilhando contigo e o Nauro, a Kiki e o Bruno, a Neca e o Valdão, o Roberto... pessoas muito especiais que vamos encontrando pelo caminho e que tornam a nossa vida mais intensa e feliz. Denise

Unknown disse...

Gabi querida , me emocionei muito com o q acabei de lei sobre a Nequinha. ela é mesmo tudo isso e muito mais.tb enreei nessa corrente de fé , força e otimismo por ela e por todos nós . bjs da Marília

Neca disse...

Sofia e Gabi,

Obrigada pelas oracoes, no outro dia amanheci OTIMA !

Se eu nao tivesse a minha volta ,estas pessoas maravilhosas, amigos e familia , eu nao teria a forca que tenho.

So tenho muito a agradecer a todos voces


MUITO OBRIGADA


Beijos, Neca