terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Encontro de Sofias

Sofia gaúcha (E) e Sofia paulista (D), apreciando a Lagoa dos Patos, na praia do Laranjal

Foto: Nauro Júnior


Na semana que precedeu ao carnaval recebemos uma visita há muito aguardada e prometida nas bandas do sul. Há cerca de quatro anos, logo depois que saímos do hospital com a Sofia, conhecemos o trabalho, na época embrionário, do Instituto Abrace (www.institutoabrace.org.br).


Na época estávamos organizando a exposição Mundo de Sofia e fazendo uma via-sacra hospitalar para avaliar as possíveis seqüelas do período pós-UTI da Sofia. Era como aquela sensação de esperar ver o nome na lista do resultado do vestibular.


A cada novo exame, uma angústia velada, que Nauro e eu tentávamos disfarçar com um silêncio cúmplice. Era uma espécie de medo de falar e alguma coisa acontecer. Estávamos exaustos pelo período hospitalar e aliviados por tentar segurar novamente as rédeas da nossa vida.

Até que numa bela manhã de março, a minha amiga Maira liga para dizer que tem uma mulher fantástica, dando uma entrevista no programa da Ana Maria Braga. Era dia 8 de março e o programa apresentava mulheres especiais, indicadas por alguma personalidade masculina, representando o que eles achavam da condição feminina.


Eis que surge uma moça loira, magra e alta, indicada pelo jornalista Gilberto Dimenstein, da Folha de São Paulo, contando sua saga com a filha na UTI. O relato de mãe virou o livro “Mãe de UTI – amor incondicional” e plantou a semente da ONG que aquela mulher acabara de fundar.


O livro era o diário de Maria Julia Miele, que contava a brava luta de sua filha Sofia, que depois de um ano e três meses entre UTI e home care, faleceu. A instituição que ela começava, tinha como objetivo dar alento e força a pais que estivesses com seus filhos em UTIs, mostrando através da experiência vivida, a importância do amor no contexto hospitalar.


Nós aqui no sul, entre um exame e outro, montávamos a exposição Mundo de Sofia que iria para o Hospital Universitário São Francisco de Paula, para dividir nossa história com pais que ainda estivessem na luta.


A intenção era a mesma: dar uma luz a quem estivesse na escuridão.

Na mesma hora escrevi um mail para Maria Julia e começamos a trocar ideias. Ela me convidou para integrar a ONG e colocar a exposição disponível no site, para distribuir esperança a pais de todos os cantos.


Mas as mãos de Deus movem os peões do destino com tamanha precisão, que algumas coincidências chegam a nos arrepiar. Paralelamente, em Sorocaba, uma jornalista chamada Denise Crispim, fazia contato com a Maria Julia.


Também tinha passado longos meses na batalha. A filha Vivi não resistiu, mas a gêmea Sofia, nascida a menos de 10 dias de minha Sofia, estava na mesma via-sacra que nós.


O trio se formou. Três mães de Sofia, com suas dores e vontades. Dividindo experiências e aprendendo lições com cada nova história que nos chegava ao Instituto Abrace.


De cara sentimos uma identificação profunda e começou ali uma forte amizade, escrita pelo destino e pelas lições que as nossas Sofias vieram nos trazer. Percorremos a tal via-sacra dos exames pós-seqüela juntas, acompanhadas de perto pelos sábios conselhos da amiga Maju.


Nossas Sofia hoje estão lindas e felizes, com uma luz que nenhuma seqüela física jamais poderá apagar. E foi esse encontro de Sofias, que coloriu nossos dias de carnaval. Como diz na frase que é lema da nossa ONG:

“O caminho de cada um é feito pelos próprios passos, mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco”.



Visite o site do Instituto Abrace:


http://www.institutoabrace.org.br/


Clique em Mundo de Sofia, no rodapé da página e conheça a história da nossa Sofia!

3 comentários:

cíntia disse...

oi gabriela!
sabe, eu não fui ver a exposição no HU. acompanhei a saga de vocês de longe, e fiquei feliz quando soube que estavam finalmente bem.
hoje peguei o link do instituto e pude ver o diário de vocês. e me emocionei demais. me emocionei com o amor que escorre de cada palavra, de cada imagem. me emocionei e chorei com cada passo dolorido que vocês deram em direção à cura. esses filhos nos fazem ver que temos mais forças do que pensávamos nas nossas entranhas, né?!
e a força de vocês três foi imensa e valiosa.
enfim, a sofia é uma guriazinha linda e sadia. abençoada de amor.
um abraço carinhoso pra este trio tão especial.

Denise Crispim disse...

Oi Gabi.
O encontro de Sofias foi mesmo muito emocionante!
Um momento muito esperado! Coloquei algumas fotos no Orkut, vc viu?
Desejo do fundo do meu coração que nossas filhas cresçam unidas, conscientes de que já venceram muitas etapas e que tem forças para enfrentar tudo o que vier pela frente.
Obrigada por tudo, por estarem ao nosso lado, sempre!
Beijos

A Familia Aumentou disse...

Oii Gabi;
antes, bem antes de conhecer vcs;
conheci a exposição da Sofia, e tive dois sentimentos: uma emoção e paixão pelo que vi.
anos depois, o senhor destinos cruzou nossas estradas e cá estamos muitas vezes de carona nesse mundão; ainda bem! pois tem sido lindo.. e a cada coisa que escreves da pequena "Sof" aprendo e entendo mais um pouquinho desse mundo maternal... simplismente lindo esse encontro, desde o inicio. Nada é por acaso;
e nem preciso dizer que paro por aqui, pois um mar se fez no pc.. hehe
Bjs adoramos essa familia de montão!